quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Tatuí inicia elaboração do Plano Municipal de Cultura



Obra de Mingo Jacob
Aconteceu na quarta-feira, dia 26 de setembro, na sede da Secretária Municipal de Cultura, situado na Praça Martinho Guedes, 12 de Tatuí palestra sobre o Plano Municipal de Cultura com a participação da Representação Regional do MinC em São Paulo, a convite da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura.

O Motivo da reunião que contou com a participação de Valério da Costa Bemfica, chefe da representação Regional do Ministério da Cultura; Frederico Roth, Consultor da Unesco vinculado ao Sistema Nacional de Cultura e Mônica Fonseca Severo, Servidora do MINC  e teve a intenção de elucidar a importância da elaboração do Plano Municipal de Cultura. Além de cerca de 40 artistas das mais diversas expressões culturais da cidade, também participaram da Reunião os gestores dos municípios da região: Marcos Terra, Secretário de Cultura de Itapetininga, Maria Cristina Monteiro Tasca, Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Itu e Bibliotecária do Centro de Estudos da USP em Itu e Ana Paula Sbrissa, Vice Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Itu e Coordenadora do Museu da Energia.

Obra de Carmelina Monteiro
O representante Valério iniciou a palestra acentuando a importância da institucionalização do Sistema Nacional de Cultura, como uma forma de transformar a Cultura em forte, mesmo quando a administração pública seja fraca. Focou que o Ministério da Cultura que tem 27 anos (criado em 15 de março de 1985 pelo decreto nº 91.144, no governo de José Sarney. Antes as atribuições desta pasta eram de autoridade do Ministério da Educação, que de 1953 a 1985 chamava-se Ministério da Educação e Cultura (MEC)) está se estruturando pensando no futuro e acentuou que “Grande parcela dos municípios brasileiros não tem Secretaria de Cultura, diferente da Saúde e Educação que tem passos estruturais bem desenhados nos benefícios financeiros, situação que a Cultura não tem universalizado”.

O acesso à cultura é constitucional, um Direito Nacional, igual a Saúde e Educação, por esse motivo que a institucionalização da Cultura se faz indispensável. “Uma criança, independente de classe social, tem direito a educação; um cidadão, brasileiro ou não, desde que em território nacional, que necessite da saúde, tem direito de usufruir do Sistema; na Cultura o pensamento tem que ser irmãmente semelhante ao da Educação e Saúde.”Anteriormente, cita Valério, assistir a um espetáculo de teatro ou música, conhecer sua historia era um privilégio e não um direito, apesar de alguns governantes não pensarem mais dessa forma, uma grande parcela ainda desconhece o direito do cidadão na área cultural, inclusive muitos cidadãos ainda tem esse pensamento”

Foto Kazuo Watanabe/Conservatório de Tatuí
O Sistema Nacional de Cultura vem para democratizar a área da cultura e tem como objetivo ainda uma maior o de integrar as três esferas de política cultural: administração municipal, estadual e o governo federal.

O Conselho Municipal de Cultura e a Secretária de Cultura devem desenvolver o Plano Municipal de Cultura que servirá como democratização da cultura municipal, assegurando a Política de Estado e não de um governo, que é efêmero e gera a descontinuidade cultural da cidade.

O Plano Municipal de Cultura é um documento formal que deve expressar motivações, desejos, intenções, políticas, diretrizes, programas, objetivos e projetos para o desenvolvimento da cultura do município. Embora elaborado sob a liderança do poder executivo municipal, através de seu órgão de cultura, e com ampla participação do Conselho Municipal de Cultura, o Plano deve servir à comunidade e não aos seus autores oficias, exigindo, para a sua construção, o envolvimento e atuação de segmentos representativos da cultura local.

"As Maluquices do Imperador" do Falsa Modéstia
Como o Plano Municipal de Cultura irá orientar as ações culturais da municipalidade para o próximo decênio, é importante que cada segmento cultural se faça representar, fazendo valer suas opiniões e sugestões. Ao não participar dos trabalhos, o segmento ausente corre o risco de não ser contemplado devidamente no Plano, o que dificultará ações futuras apoiadas pelo município. Importante, portanto, que cada segmento cultural se faça representar: teatro, literatura, música, folclore, artesanato, dança, artes plásticas, cultura popular e tantas outras manifestações que enriquecem diversidade cultural de Tatuí.
hospedagem de sites php gratis

Capa do livro de Chiquinha Rodrigues


Esse importante modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura, instituído pela Lei 12.343 em vigor desde o dia 2 de dezembro de 2010, firma acordos de cooperação com estados, municípios e o Distrito Federal desde 2009. Assim, vem sendo montado o embrião do Sistema Nacional de Cultura, que até o dia 24 de setembro, apresentava o retrato de adesão de 1.267 municípios e 23 estados, incluindo a adesão do município de Tatuí e outras cidades vizinhas.

A Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura estão prestes a iniciar a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Tatuí e o outro passo importantíssimo, para essa elaboração, aconteceu no mesmo dia 26, com a participação na 7ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Cultura da  Srª. Maria Cristina Monteiro Tasca, Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Itu e Bibliotecária do Centro de Estudos da USP em Itu e Ana Paula Sbrissa, Vice Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Itu e Coordenadora do Museu da Energia  que relataram suas experiências frente a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Itu, que após sua elaboração tem um plano com cerca de 300 páginas.

Exposição de Natal 2011 do Neban
Assim foi finalizada a quarta-feira, 26 de setembro de 2012. Espero que ao ser iniciada a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Tatuí suas diretrizes sejam honestas a toda expressão cultural de nossa Tatuí – “Cidade Ternura, Capital da Música e Terra do Doce Caseiro”

 
E que realmente se faça valer o Direito Constitucional ao acesso a Cultura.

 

Mais informações sobre o Sistema Nacional de Cultura acesse: http://blogs.cultura.gov.br/snc/
Toda última quarta-feira de cada mês
às 17h00
Local: Centro Cultural Municipal
Praça Martinho Guedes, 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário